terça-feira, 24 de novembro de 2015

Resenha "O Meu Pé de Laranja Lima"

"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu."

No momento: apaixonadíssima pela linda obra de José Mauro de Vasconcelos que é "O Meu Pé de Laranja Lima". E conta a história de Zezé, um menino de quase 6 anos muito curioso, inteligente, traquineiro e carente. Zezé é de uma família muito pobre, tem vários irmãos e passa muitas dificuldades por causa de sua pobreza, com tudo isso ainda consegue extrair de pequenos momentos grandes alegrias. Zezé apanha de seus pais e irmãos por causa de tudo o que apronta e as vezes, incompreendido, acredita que viver em alguns momentos é o mesmo que sentir dor, e diz preferir morrer do que viver. Mesmo com tudo o que acontece e faz de errado é comovente ver uma criança sendo maltratada ao invés de receber amor e carinho dos pais.
Mas apesar da pouca idade Zezé tem maturidade o suficiente pra enfrentar as dificuldades e tudo o que acontece a sua volta. Depois de mudar para outra casa menor porque os pais não tinham mais condições de manter o aluguel, Zezé escolhe um Pé de Laranja Lima que o chama de "Minguinho ou Xururuca" ao qual diz ser amigo e conta todas as sua alegrias e tristezas.
Zezé aprendeu muita coisa sozinho, uma delas, aprendeu a ler, dizia que era  "precoce" uma das palavras que aprendeu com o tio Edmundo, um velho sábio que se divertia muito com a precocidade de Zezé. Tanto que pra entrar na escola ele mentiu sobre a idade pra poder começar a estudar, tinha uma professora não tão bonita mas era muito bondosa.
Um certo dia, de maneira inesperada Zezé conhece o Português da vizinhança ao qual chama de "Portuga" e que fez crescer uma amizade profunda e verdadeira, apesar do conflito que fez os dois se conhecerem. O Portuga fica cada vez mais encantado com o tamanho da imaginação de Zezé, e sensibilizado com a história, e o que acontece dentro de casa com ele. Desde então, o Portuga ganha um grande papel na vida do Zezé (...)


Todo mundo precisa ler esse livro, até quem não gosta de ler passa a gostar, várias vezes pensei que estivesse bem ao lado de Zezé, ele conta a história em primeira pessoa e talvez tenha sido esse o motivo de me sentir tão próxima dele. Como pode uma criança de apenas 5 anos ter pensamentos tão lindos e profundos?
É impressionante como um livro publicado originalmente em 1968 permanece tão atual.
Senti a curiosidade de saber o que havia no meu pé de laranja lima porque todo mundo falava desse livro e eu confesso que ele nunca me chamou atenção, mas a curiosidade... ah meu caro, essa eu tenho até demais KKKKKKKKKKKKKK. A história me lembrou um pouco "O Pequeno Príncipe" pelo fato de Zezé ser tão curioso e fazer tantas perguntas.
Com certeza é um livro de cabeceira pra vida toda. ♥

Recomendo esse livro até pra quem não tem o hábito de ler porque a leitura te sequestra do início ao fim.
OBS: Chorei vários baldes.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nat, eu simplesmente adorei conhecer o seu blog. Tudo começou com a publicação de sua resenha sobre O resgate de Maria Metálica da Lorena, livro que também já li e resenhei no meu blog. Vi através do facebook que me levou pra o seu Instagram. Lá fiquei maravilhado com suas postagens e interessado em fazer contato para trocarmos algumas idéias e também pra aprender um pouco com você. Em troca posso também lhe ensinar algumas coisas.
    Bem, mas o objetivo agora é comentar sobre sua resenha do Meu pé de laranja-lima. Adorei! E o que me chamou mais a atenção foi o fato de você ter destacado, logo no início da resenha, uma frase que eu também destaquei quando li este livro há mais de 40 anos. Sei que poderemos ter boa relação nesta blogosfera. Esta é uma das outras vantagens, alem da citada por você, para os blogs. Fazer relações de amizade. Trocar experiências. E muitas mais.

    *****

    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício. Criei agora outro blog sobre viagens. Se puder passar por lá irei gostar muito.

    Verdadesdevum Ser
    Meu pequeno vício
    O seu companheiro de viagem

    ResponderExcluir
  3. PS - Ah! Faltou eu dizer uma coisa: também chorei um monte.

    ResponderExcluir